Climatização, como funciona ?

image

Conceito

A evaporação da água é um processo bastante endométrico, isto é, retira muito calor do que quer que esteja em contato com ela. Um litro de água consome cerca de 580 Kcal para evaporar à temperatura ambiente. No CLIMATIZADOR EVAPORATIVO de ar é o próprio ar que cede calor sensível para a água evaporar, tendo assim a sua temperatura reduzida. Além disso, o CLIMATIZADOR EVAPORATIVO é um processo adiabático, ou seja, não rejeita calor para o ambiente porque calor sensível é trocado apenas por calor latente, por esse motivo é chamado também de resfriamento adiabático.

Teoria

UMIDADE ABSOLUTA - é a razão da massa de água e de ar seco presente no úmido. A quantidade máxima de umidade que o ar tem capacidade para absorver corresponde a umidade de saturação e depende da temperatura e em menor grau da pressão barométrica.
Assim à pressão normal, a umidade absoluta de saturação a :
15ºC é 10,7g vapor de água p/kg de ar seco
25ºC é 20,2g vapor de água p/kg de ar seco
35ºC é 36,7g vapor de água p/kg de ar seco
Como se vê, com elevação da temperatura do ar, a capacidade de absorção de umidade aumenta significativamente.
UMIDADE RELATIVA (UR) - é a porcentagem da umidade absoluta no ar em relação à umidade absoluta do ar saturado naquela temperatura. Exemplo:
Se o ar contém 10,7g de vapor p/kg ar seco a 15ºC, a UR é 100%, isto é o ar está saturado. Estes mesmos 10,7g à 25ºC correspondem a um UR de 10,7/20,2*100% = 53% à 35ºC correspondem a um UR de 10,7/36,7*100% = 29%. Como em condições normais a umidade absoluta varia pouco ao longo do dia, temos que, de modo geral, diminuir a UR ao longo do dia, à medida que a temperatura sobe, voltando a aumentar no período da tarde quando a temperatura cai.

REDUÇÃO DE TEMPERATURA DO AR OBTIDA COM O CLIMATIZADOR DE AR EVAPORATIVO

A redução de temperatura (diferença entre a temperatura de entrada e saída do ar no resfriador evaporativo), obtida com o processo de CLIMATIZADOR EVAPORATIVO SEC, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais baixa a umidade relativa maior a redução de temperatura obtida. Em grau menor, a redução de temperatura depende também da temperatura de entrada e da pressão barométrica, que por sua vez depende da altitude do local. A tabela 1 mostra a redução de temperatura do ar prevista para o CLIMATIZADOR DE AR EVAPORATIVO SEC em função da umidade relativa do ar para temperaturas de ar de 25ºC, 32ºC e 37ºC. Para outras temperaturas de entrada do ar, o diferencial de redução de temperatura pode ser facilmente interpolado, veja na tabela abaixo:

Através desta tabela pode-se constatar que a redução de temperatura obtida no CLIMATIZADOR EVAPORATIVO SEC depende muito mais da umidade relativa do que da temperatura de entrada. A temperatura resultante no ambiente depende da carga térmica , da vazão e temperatura do ar insuflado. Normalmente o CLIMATIZADOR EVAPORATIVO SEC é dimensionado para que a temperatura no ambiente fique de 2,5ºC acima da temperatura de saída do resfriador. Como a umidade relativa varia ao longo do dia de modo inverso à variação da temperatura, o CLIMATIZADOR EVAPORATIVO SEC consegue obter a maior redução de temperatura justamente nas horas mais quentes do dia e principalmente nos dias mais quentes, quando há maior necessidade de resfriamento. O RESFRIADOR EVAPORATIVO SEC atenua significativamente o pico de temperatura, que ocorre entre às 10 e 17 horas , porque trabalha com temperatura de saída próxima à temperatura do bulbo úmido, que varia pouco ao longo do dia. O processo é auto regulado por um termostato natural, que não permite que a temperatura ultrapasse a temperatura externa do início da manhã.